Skype: mariano.andre

Taquara, RS, Brasil

AUTOREDE - SELETOR AUTOMÁTICO

Caros amigos,
Hoje apresento um projeto simples porém muito útil que foi desenvolvido por minha amiga Cátia Sulamita técnica em eletrônica. Trata-se do AutoRede.

 
 
O objetivo do projeto é automatizar a seleção da voltagem de entrada AC de um equipamento que ainda possui transformador ou fonte chaveada com seletor manual de tensão. O circuito pode ser instalado para substituir a chave de seleção de voltagem 127V/220V ou impedir que o equipamento que pode receber apenas 127V receba uma tensão maior. Veja o esquema eletrônico:

Ao ligar o circuito em uma rede 220V, o transformador fornecerá aproximadamente 15Vac (transformador de 7,5V+7,5V/100mA). Em R4 é ajustada a tensão de base do T2, que entra em condução deixando T1 em corte impedindo K1 de acionar, que mantém os contatos na posição NF o que corresponde a 220V (posição da chave de seleção manual). Quando o circuito é ligado em rede de 127V o transformador fornecerá aproximadamente 7,5Vac e, com R4 na mesma posição do caso anterior, T2 entrará em corte deixando T1 conduzir e acionando K1 que faz com que os contatos passem para posição NA, que corresponde a 110V (posição da chave de seleção manual).

O ponto forte deste projeto é a operação do relé que atraca com a menor tensão de entrada (127V). Esta característica proporciona maior proteção ao equipamento, pois em caso de falha do circuito de seleção automática o relé ficará na posição NF que corresponde à seleção da maior tensão de entrada (220V). O equipamento que pode receber apenas 127V, quando automatizado com este projeto, quando ligado em 220V não será energizado, visto que o circuito somente aciona o relé (da posição NF para NA) quando ligado em rede 127V.

Poderíamos nos perguntar o porquê de desenvolver um projeto com esta finalidade se normalmente os equipamento ficam ligados em locais fixos, porém algumas cidades dispõem de rede trifásica 220V/127V e se precisássemos ligar um equipamento de uso em campo, por exemplo, esquecer de trocar a chave seletora de tensão pode acabar danificando o equipamento, causando transtorno e prejuízo.

O projeto é realmente muito simples e funcional.

Boa montagem!

Para baixar os arquivos deste projeto acesse:
https://onedrive.live.com/?cid=5E8E07978949298A&id=5e8e07978949298a!246 

30 comentários:
Faça seus Comentários
  1. VOCE MONTOU ESSE ESQUEMA NA PRÁTICA E FUNCIONOU?
    PRECISO DE UM DISPOSITOVO DESTE PARA PROTEGER
    MEUS APARELHOS QUE SÃO PORTATEIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, montei e funcionou. O circuito é muito simples e fácil de montar. O mais "difícil" é ajustar R4 para definir a atuação do relé, que só deve atraca quando estiver ligado em rede de 127V. Caso precise de ajuda é só escrever que terei o prazer de lhe auxiliar.


      Excluir
  2. o Trafo usado sendo ligado em 110 volts tendo ele uma enrolamento para 220 não irá , queimar , pois a reatância da bobina vai fazer com que corrente seja maior , não ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Vale lembrar que o transformador usado neste circuito deve apenas alimentar o circuito de comutação, ou seja, o circuito apresentado acima apenas substitui a chave seletora de tensão convencional.





      Excluir
  3. montei o primeiro e funcionou e ta funcionando, mais tentei fazer outro e não consigo já fiz 4 placas e nenhuma funciona, não consigo entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo, tudo bem?
      Creio que o problema das placas que não estão funcionando seja a tolerância dos componentes. Já enfrentei este problema mas não sou de me estressar muito, na ocasião depois de ficar um dia inteiro intrigado com duas placas que não queriam funcionar resolvi partir para "ignorância", troquei um a um dos componentes pelos que estavam na placa que estava funcionando. Por fim resolvi, era um dos transistores que estava com o beta bem diferente quando comparado ao outro.

      é nestas situações que podemos ver a qualidade dos componentes que são vendidos nas lojas especializadas. Não que os lojistas tivessem culpa mas certamente muito componente não é o que deveria ser, como dizem... "são carimbados".

      Tenho certeza que irás resolver essa bronca, boa pesquisa!

      Abraço.

      Excluir
  4. boa noite queria saber se funciona em aparelhos de alta potencia como potencia caixas de som profissional, e aonde compro a placa
    os componentes eu sei aonde compro desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, boa noite!
      Inicialmente perdoe-me por não ter lhe respondido antes. Estranhamente não recebi a notificação da sua pergunta.

      Sobre seu questionamento, é possível utilizar mas será preciso adequar a capacidade do relé, isto é, terá que utilizar um relé cujos contatos suportem a corrente do circuito que pretende comutar, principalmente se for um amplificador de potência que utiliza na fonte um transformador rebaixador.

      Para você ter uma ideia da corrente necessária nos contatos do relé é o fusível entrada da rede.

      Abraço.

      Excluir
  5. Foi o melhor e mais simples circuito que encontrei. Se fosse possível substituir também o transformador, seria perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heyder! Não recebi a notificação da sua pergunta.

      Você pode experimentar um circuito de fonte sem transformador, por exemplo o circuito deste link: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi82.photobucket.com%2Falbums%2Fj266%2Fkem69%2Fmicrofonte.gif&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.handmades.com.br%2Fforum%2Findex.php%3Ftopic%3D2873.0&docid=i9s_IU1f5U8d6M&tbnid=8zebojgl12uG2M%3A&vet=10ahUKEwjlmsSO79XWAhVLH5AKHetuDI8QMwgnKAEwAQ..i&w=355&h=213&bih=669&biw=1280&q=fonte%20de%2012V%20sem%20transformador&ved=0ahUKEwjlmsSO79XWAhVLH5AKHetuDI8QMwgnKAEwAQ&iact=mrc&uact=8

      Abraço.

      Excluir
  6. Boa noite, vi o projeto e me interessei pelo mesmo, o que desabona sua montagem é incorporar outro trafo dentro do aparelho, por exemplo quero alterar as fontes de meus pc's que hoje tem as chaves de comutação de energia, e quero trocar por esta versão automática, mas como o espaço é restrito, este ficaria sem utilidade devido ao trafo existente neste projeto.
    O que procuro é algo sem trafos, por economia de espaço físico disponível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo!

      Experimenta substituir o transformador por algo semelhante ao circuito deste link:

      https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fi82.photobucket.com%2Falbums%2Fj266%2Fkem69%2Fmicrofonte.gif&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.handmades.com.br%2Fforum%2Findex.php%3Ftopic%3D2873.0&docid=i9s_IU1f5U8d6M&tbnid=8zebojgl12uG2M%3A&vet=10ahUKEwjlmsSO79XWAhVLH5AKHetuDI8QMwgnKAEwAQ..i&w=355&h=213&bih=669&biw=1280&q=fonte%20de%2012V%20sem%20transformador&ved=0ahUKEwjlmsSO79XWAhVLH5AKHetuDI8QMwgnKAEwAQ&iact=mrc&uact=8

      Veja que é possível obter uma tensão contínua, com certa estabilidade, sem transformador. No entanto, será necessário ajustar os valor de forma que esta fonte identifique a diferença da tensão de entrada.

      O que você acha?

      Abraço.

      Excluir
  7. Ola amigo montei no proteus e simulei, deu certo. Aquelas fontes sem trafo funcionariam com segurança o ckt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A resposta para sua pergunta é uma das razões para ter utilizado um transformador no projeto. Essas fontes sem transformadores NÃO OFERECEM segurança, pois não isola o circuito da rede elétrica, ou seja, se utilizadas de forma inadequada oferecem alto risco de choque elétrico. No entanto, podem ser utilizadas, mas com cuidado e estando ciente do que está sendo feito.

      Abraço.

      Excluir
  8. Pergunto pq em todos os tutoriais alertam sempre sobre risco elétrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Há um altíssimo risco de choque elétrico, que dependendo do caso pode ser fatal!

      Excluir
  9. Essa fonte sem trafo e com capacitor sua saída é CA? Pergunto pq na entrada do ckt do comutador há a retificação então poderia ligar essa CA regulada em 220/15 Vac na placa? Detalhe é que tive alterar a retificação colocando uma completa com ponte e capacitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída da fonte é AC. Mesmo que a retificação seja em onda completa há risco. Imagine o que aconteceria se algum diodo entrar em curto?

      É indispensável que haja isolação entre primário e secundário. Até fonte chaveada é isolada entre primário e secundário, por meio dos transformadores e foto-acopladores.

      Abraço.

      Excluir
  10. OLa ainda estou estudando o seu projeto no Proteus, agradeço muito pela atenção as perguntas. Pesquisei bastante sobre os reles disponíveis a venda aqui na minha cidade e esses duplos de 5V não se vendem, somente pela internet e olhe lá. Os de 12V são mais comuns mas percebi a razão do ckt ser em 5V pois para ter um acionamento em 127 Vac teria que se colocar um trafo com secundário no minimo a 30 Vac.
    Mas a razão da minha pergunta não é essa. Apos a pesquisa vi que todos os reles de 5Vdc tem como resistencia interna da bobina uns 70 ohm. Inseri esses valores no rele na simulação do proteus e foi medido 0,44A que seria 440 mA e o circuito não consegue acioná-lo com esses valores de bobina e que também o que para um trafo de 100 mA não seria possivel alimentar. Qdo coloco na simulação um rele de 12 vdc cuja sua resistencia é de 300 ohm a corrente cai para 70 mA utilizando ainda dois reles.
    A dificuldade que tenho é com relação ao calculo utilizado por vc nas resistencias dos BC's pois percebi o que deve haver um equilíbrio para uqe seja possível a polarização. Vc teria como expor eeses calculos para que pudesse utilizar reles de 12 vdc? Outra coisa na simulação qdo utilizei a retificação de meia onda conforme a do seu ckt ele não aceitou somente com a retificação completa em ponte com capacitor de filtragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ednilson! Entendi sua dúvida, então vamos ver se consigo ajudar:

      1. Você pode comprar facilmente estes relé, pela internet. Veja no link abaixo, que remete ao anúncio de 5 peças, mas se você pesquisar um pouco mais encontrará outras quantidades.

      RELÉ 5V - Fabricante TIANBO, mod HJR 1-2C L-05V.

      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751718420-rele-duplo-5v-02-contatos-2a-lote-com-5-pecas-_JM

      2. No relé indicado acima, a corrente consumida pela bobina, estando energizada, é de 40mA. Veja na folha de dados fornecida pelo fabricante no link a seguir:

      https://radiodetali.com/media/catalog/product/r/e/rele_hjr1_2c_ds.pdf

      No final da página 1, na tabela de dados da bobina, o fabricante indica 125 ohms de resistência para bobina de 5V. Pela lei de Ohm, a corrente é a razão da tensão pela resistência. Ainda, no início da página 3 você pode verificar por meio da codificação do relé (modelo HJR 1-2C L-05V) a indicação da potência consumida pela bobina quando energizada, que corresponde a 0,2W. Também pela lei de Ohm você pode obter a corrente pela razão da potência pela tensão, ou seja, divide 0,2W por 5V e terás como resultado 0,04A, que é o mesmo que 40mA.

      Imagino que tenha ocorrido algum equívoco na hora de inserir os valores para simulação no Proteus. Entretanto, a maneira mais simples é ligar este relé em um protoboard e medir a corrente com um miliamperímetro. Posso afirmar com certeza que a corrente fornecida pelo transformador (100mA) é suficiente para atender o consumo do circuito.

      3. Quanto aos cálculos de polarização dos transistores não é nada muito complexo, mas para descrever os cálculos aqui nesta caixa de texto ficaria um pouco confuso. No entanto, para "calibrar" o ponto de acionamento do relé você só precisa ajustar R4, um trimpot multivoltas que permite um ajuste fino se grande dificuldade.

      Espero que tenha conseguido esclarecer suas dúvidas. Do contrário, vamos conversando que uma hora dessas nos entendemos, heheh.

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Desde já agradeço muito vc ter eleborado esse ckt pois é o melhor que vi relacionado a comutação. Sou eletrotecnico de formação e curioso em coisas de eletrônica daí a razão de pedir um pouco mais de esclarecimento em relação ao circuito. O pessoal daqui do trabalho está na expectativa se irá funcionar ou não rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Meu tempo tem estado muito dividido entre o trabalho e atividades da faculdade, mas vou ajustar este circuito para eliminar o transformador e alimentar com uma fonte sem transformador, alimentado diretamente da rede elétrica.

      Não posso quando farei, porém vou me esforçar para conseguir fazer em breve e então farei um novo post.

      Apenas curiosidade: Qual sua ideia de aplicação para este circuito? Alguém mais se arriscou a montar este circuito?

      Abraço.

      Excluir
    2. Sim Mariano blz, td tranquilo! A aplicação será numa caixa amplificada Staner Top 500 que possui um trafo com primario de 4 fios. No ML vende comutador automático porem com contato NF no 220V (o que pra mim seria ineficiente em caso de falha do ckt) e para transformadores de 3 fios. Bem aqui na minha cidade encontrei rele simples reversível com comutação de 250 vca por 7A e que colocando dois conseguiria reproduzir perfeitamente a chave HH. Os reles possuem 73 ohm de resistencia e medi eles dando o consumo de quase 150 mA medidos no multimetro. Na simulação estava cometendo o erro de colocar na fonte alternada do proteus o valor rms pois no mesmo o valor é de pico a pico. Fiz os cálculos necessários e consegui chegar ao valor correto rms, dando tudo certo. Vou utilizar um outro trafo meu de 9+9. Coloquei um resistor de 100k com potenciometro de 10k substituindo os originais de 33k e pot de 5k e deu super certo na simulação, substitui a rsistência do zener por outra de 56R. Tive também que redesenhar o ckt devido usar dois reles e retificação completa. Irei fazer a placa pelo método fotossensível. Na simulação deu uma corrente de 360mA Desde já agradeço a força

      Excluir
    3. Oi Mariano, tudo bem? Você finalizou já o projeto tirando o transformador?

      Excluir
    4. Bom dia, tudo bem? Amigo, este transformador usado no projeto, eu consigo ele nestas fontes chaveadas de PC? Grato.

      Excluir
  12. ola amigo,vc teria o esquema elétrico para eu montar uma placa desa?

    ResponderExcluir
  13. Outra alternativa pra proteger um aparelho de 110 quando ligado em 220V seria usar um relê da Metaltex miniatura com bobina de 220v e com 1 contato reversível. Usaria o contato NF pra interligar a tensão de entrada com a tensão de saída ou seja, quando o aparelho de 110 V fosse ligado na tomada de 110 V o relê não opera deixando passar a corrente de entrada para saída através do contato NF. Quando o aparelho de 110V fosse ligado em 220 V o relê entra em operação abrindo o contato NF impedindo assim que a tensão de 220V passa pra o aparelho, evitando sua queima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Concordo com você, é uma boa alternativa caso a ideia seja apenas impedir a energização do equipamento no caso da tensão de alimentação do equipamento ser apenas 110V. No entanto, a ideia do circuito é substituir a chave de seleção manual (geralmente uma chave HH) pelos contatos do relé. Neste caso não haveria o impedimento da energização do equipamento, mas sim a seleção automática da tensão de entrada.
      Marcos, obrigado pela contribuição. Forte abraço.

      Excluir
  14. Olá, preciso montar este circuito para compor os equipamentos que minha esposa faz uso, mas ao ver o esquema elétrico do mesmo, fiquei um tanto confuso, pois todos os equipamentos de minha esposa tem o seletor de tensão de entrada via chave, e a saída 12 volts AC em penas dois fios seriam a somatória de 6 +6 ou seria os 12 v direto um + e outro -?? me perdi neste ponto, poderia me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O circuito proposto é a montagem de um circuito auxiliar para fazer a comutação da tensão de entrada ao invés da chave seletora existente. Neste caso é necessário acrescentar outro transformador 12 a 15V com pelo menos 50mA. Assim o circuito fará a função da chave seletora sem que haja interferência no circuito original do equipamento.

      Excluir