Skype: mariano.andre

Taquara, RS, Brasil

LAYOUT DAS PLACAS DO CONTADOR DIGITAL UP/DOWM COM PIC

Olá!


Em maio de 2012 postei o esquema eletrônico e o firmware que utilizei para montagem de um Contador Digital UP/DOWN com PIC e na ocasião eu não tinha disponível o layout do circuito impresso porque tive problemas no disco rígido do PC. Como costumo fazer backup, deixei para recuperar e postar o layout posteriormente. No entanto fui deixando para depois e acabei esquecendo. Recentemente um amigo do Blog questionou a disponibilidade do arquivo e então foi o momento de providenciar e postar o que ficou pendente. Bem, confesso que a qualidade do layout pode não contentar aos mais exigentes mas considerando que o mesmo foi desenhado (Tango 2.11 para MS-DOS) em 2006, quando minha experiência ainda era pequena, o resultado ficou bem interessante.



A máscara de componentes poderia esta mais completa, mas o circuito é bastante simples e certamente não haverá dificuldade em identificar os componentes.

Os arquivos em pdf, referente ao layout estão disponíveis na minha pasta pública no Skydrive, agora denominado OneDrive.

Grande Abraço.
Mariano

3 comentários:
Faça seus Comentários
  1. o meu parceiro boa tarde, estou montando esse projeto do contador de digital, mas estou com dificuldade de encontrar esse 74ls373n, tem algum que pode substituir ele, e tambem na foto que vc postou esta faltando 3 componentes que nao consegui identificar, pos quando esta de cabeça para baixo da pra ver que vc ja colocou os componentes, e outra coisa tem como vc identificar melhor a ligaçao, estou com muitas duvidas sobre como ligar tem pontos que fala em 5v e outros que fala em 12v. obrigado, meu email carlosseja@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      O circuito integrado 74LS373 você consegue em http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-sn74ls373-p-627.html. Você também pode usar o 74HC373.

      Os componentes que não estão na placa são os capacitores C1 e C2 e o cristal, XT1. Na foto que ilustra o contador montado, você pode ver que as ilhas possuem solda, no entanto, não há estes componentes na placa. O motivo da retirada é porque o firmware está configurado para funcionar com o oscilador interno do PIC. Sendo assim, não precisa colocar estes componentes.

      Há apenas um ponto onde você encontrará 12V, que é o borne 5 onde entra a alimentação do contador. Se você observar a tensão de 12V vai direto na entrada do regulador de tensão que rebaixa a tensão para 5V, que é a tensão de trabalho de todo o circuito.

      Espero que tenha esclarecido suas dúvidas mas se precisar fique a vontade em questionar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Boa noite!
    Eu pensando em montar esse circuito por hobbe e como ligo o sensor(clave) para ele
    contar?
    eu tenho que montar um gerador de clock?

    ResponderExcluir