Skype: mariano.andre

Taquara, RS, Brasil

PRÉ-AMPLIFICADOR MONO DE 4 BANDAS

Olá!

Enfim, terminaram as férias... De volta ao trabalho e os projetos de final de semana. Hoje quero compartilhar o esquema do pré-amplificador que usei para montar o MQ-1001, em janeiro. É um circuito simples e garanto que dá bons resultados.



A ideia inicial foi criar algo que permitisse ajustar mais facilmente os médios, já que atualmente costuma-se usar cornetas de alto rendimento em caixas acústicas no lugar daqueles alto-falantes com a parte traseira toda fechada para reproduzir os médios.
Se alguém tiver interesse em montar o pré-amplificador ou até mesmo MQ-1001 inteiro, basta baixar os arquivos no link no final deste post.

Bem, vamos o que interessa...


Ai está ele montado. A placa foi feita no velho sistema do ferro de passar.


Até o próximo projeto.

Abraço.

Para baixar os arquivos deste projeto acesse:

28 comentários:
Faça seus Comentários
  1. eu gosto de montar estes equipamentos pra mim mesmo se você puder enviar para montagem completa eu quero testar todos, se tiverem só o filé pode mandar. tai o imail
    lucaspoou@hotmail.com
    vou aguardar valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis!
      Vou lhe enviar os arquivos por e-mail sim, no entanto você também pode baixar os arquivos através do link "Arquivos para Baixar" no topo do Blog. Estou terminando outros dois projetos de pré-amplificador, mas ainda estou acertando alguns detalhes, para deixar alinhado.
      Abraço.

      Excluir
  2. Mariano voce poderia enviar por e-mail os arquivos para montagem desse pre de 4 bandas.
    Obrigado e fico no aguardo segue os E-mail
    isaias@cms.mar.mil.br e isaiasdorio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. boa noite gostaria do esquema completo desde ja agradeço. gersomjunior2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. boa noite gostaria do esquema completo desde ja agradeço. gersomjunior2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite gostaria do esquema completo desde ja agradeço. wagner.ap.silva.001@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariano, Este circuito trabalha com 45v DC ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim. A parte que trabalha com 12V, tem o regulador que rebaixa. A ideia foi poder utilizar a mesma fonte de alimentação do módulo de potência. Este circuito funciona com tensão de 30 a 45V. Se usar 30V, por exemplo, talvez a tensão do nível de saída do pré seja um pouco mais baixo mas de modo geral funciona sem nenhuma restrição.
      Abraço.

      Excluir
  7. Mariano eu estou com uma dificuldade de conseguir um projeto de pré digital com entrada de microfone e de linha. Você pode mim conseguir algum bom? O meu email miqueiasldr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Olá! Segue o link:
      https://onedrive.live.com/?cid=5E8E07978949298A&id=5e8e07978949298a%21247

      Excluir
  9. Olá Mariano. Posso usar esse circuito como pré para guitarra? Eu sei que captadores magnéticos de guitarra tem impedância baixa. Quais seriam as mudanças a serem feitas na entrada deste circuito? Muito Obrigado. Cesar

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Mariano. Poderia por gentileza me enviar o projeto MQ 1001 completo.

    gilbertosimoes2008@ig.com.br Desde já agradeço. Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ola amigo este circuito serve também como amplificador? caso não sirva tem algum projeto de amplificador para usar junto com ele? muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. boa tarde, olha montei ficou legal, so estou com problemas de ruido, e nao consigo resolver, tem como dar um help

    cristianopinadobri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. legal, vou fazer o que vc me indicou e depois comento

    ResponderExcluir
  14. ola tudo bem eu montei este pre ficou muito bom so estou com problema com ruido e nao consigo resolver me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que tipo de ruído, mais especificamente? É ruído de 60Hz? Os cabos de entrada e saída do sinal, são blindados?

      Para lhe ajudar preciso saber o que está ocorrendo, pois 95% dos casos de ruídos ocorrem por problemas de blindagens em cabos e problemas de interligação dos terras (GNDs) entre o pré-amplificador, o amplificador de potência e a fonte de alimentação, especialmente quando a fonte do pré não é a mesma do restante do amplificador.

      Aguardo mais informações.
      Abraço.

      Excluir
    2. Aterre a parte metálica de trás dos potenciômetros. Solde um fio até o terra. Deve resolver.

      Excluir
  15. Como faço a fonte sou iniciante em eletrônica e preciso de uma explicação sobre a fonte. Posso ligar a saída do trafo na ponte de diodos e depois ligar diretamente na entrada +45 e GND?

    ResponderExcluir
  16. o que eu preciso modificar para alimentar com 12V ou 15V?

    ResponderExcluir
  17. boa noite poderia me enviar os arvios por favor

    ResponderExcluir
  18. bom dia , na segunda etapa de amplificação , eu percebi que está colocando 45V , no caso pode colocar os 12V e ajustar os resistores ?

    ResponderExcluir
  19. Oi André, parabéns pelo projeto parece muito bom. Vou tentar montar uma versão em stereo usando a parte do baxandall e adaptar no pré amplificador publicado na revista Saber Eletrônica NR 125 conectando nos capacitores de 10 uF. Acho que vai ficar bom. Os potenciômetros são lineares ?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir