Skype: mariano.andre

Taquara, RS, Brasil

uPAC - PLACA PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Caros amigos!

Quero apresentar a uPAC, meu projeto mais recente. Trata-se de uma placa que utiliza microcontrolador da Microchip como base de funcionamento e foi desenvolvida para ser utilizada em projetos de automação e controle. 

Características da uPAC:
- Cinco Saídas a Relé.
- Saída para Display LCD.
- Entrada para Teclado Matriz 4x4.(*)
- Sinalizador sonoro (buzzer).
- Comunicação Serial RS-232.
- Alimentação externa 12Vcc.

(*) - O teclado pode ser substituído por botões ou por uma matriz menor que 4x4.





A uPAC é montada com placa de fibra de vidro com acabamento em epoxi.

Espero que gostem do trabalho. Críticas e sugestões sempre serão bem vindas.

Um abraço.
Até o próximo post.

LUMINÁRIA DE MESA COM SUCATA

Caros amigos,

Sei que uma luminária de mesa não é custa nenhum absurdo que não se possa comprar, mas cá entre nós, nada com fazer sua própria luminária reaproveitando material de sucata. Com boa vontade e um pouco de paciência se consegue muita coisa...
Eu tinha uma luminária antiga que estava estragada e faltavam algumas peças, que guardei junto com uma lanterna daquelas com LED que também estava sendo descartada por um amigo. Ai fiquei pensando em uma maneira de aproveitar esse material mas estava me faltando alguma coisa. 
Lá pelas tantas minha esposa vem até mim, na bancada onde eu estava tentando encontrar uma solução e me pergunta: - você quer essa latinha, vou colocar no lixo!? Tá, sei que guardo muita coisa mas para que me serviria uma latinha de patê? Pois é... quando me dei conta estava procurando a tal latinha no lixo. 

Então fiz um furo no centro da lata e colei a outra parte de lanterna (que   já tinha sido trocado os leds queimados) dentro da latinha, descendo o fio até a parte de baixo na luminária.

Para ligar os 16 leds calculei o valor de um resistor para ligar em 5V, já pensando na pensando na USB do PC. Soldei  o resistor e o cabinho junto a chave de liga/desliga e na outra extremidade do cabo um conector USB.


Ai encaixei a latinha no bocal da luminária (que até agora não entendi como deu tão certo) e colei um fundo na esconder as ligações e foi pra já que encaixei no PC. O resultado foi bom, o consumo ficou em 50mA e rendeu uma boa luminosidade.


E ai está a luminária de sucata. Até que funciona bem no escuro!

Um grande abraço a todo.
Até Breve.

ARQUIVOS DA FONTE E POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR MQ-1001

Olá!
Em janeiro montei o amplificador MQ-1001 e que depois de pronto postei duas imagens, porém não havia postado o esquema nem mesmo uma foto da placa de potência. No mês passado eu postei a foto e o esquema do pré-amplificador que usei na montagem do amplificador e hoje estou postando o esquema e a imagem da placa de potência. Confesso que eu deveria ter feito tudo ao contrário, ou seja, iniciar postando os arquivos do pré, depois da etapa de potência e finalmente ele montado. Prometo que da próxima vez farei o possível para colocar em ordem.

OBS:O transformador para montagem da fonte deve ser de 36+36V/4A. No lugar de C1 e C2, na entrada do sinal, pode ser usado apenas um capacitor bipolar de 10uF/50V.


Os transistores T8 e T9 (2SC5200) são montados fora da placa. Isso porque desta forma pude reutilizar um dissipador que eu não estava e que atendeu bem para este caso.


Não coloquei o esquema da fonte porque é bastante simples. Qualquer dúvida, favor entrar em contato via e-mail que estou a disposição para auxiliar no que estiver ao meu alcance.

Um grande abraço a todos.