Skype: mariano.andre

Taquara, RS, Brasil

LUMINÁRIA DE MESA COM SUCATA

Caros amigos,

Sei que uma luminária de mesa não é custa nenhum absurdo que não se possa comprar, mas cá entre nós, nada com fazer sua própria luminária reaproveitando material de sucata. Com boa vontade e um pouco de paciência se consegue muita coisa...
Eu tinha uma luminária antiga que estava estragada e faltavam algumas peças, que guardei junto com uma lanterna daquelas com LED que também estava sendo descartada por um amigo. Ai fiquei pensando em uma maneira de aproveitar esse material mas estava me faltando alguma coisa. 
Lá pelas tantas minha esposa vem até mim, na bancada onde eu estava tentando encontrar uma solução e me pergunta: - você quer essa latinha, vou colocar no lixo!? Tá, sei que guardo muita coisa mas para que me serviria uma latinha de patê? Pois é... quando me dei conta estava procurando a tal latinha no lixo. 

Então fiz um furo no centro da lata e colei a outra parte de lanterna (que   já tinha sido trocado os leds queimados) dentro da latinha, descendo o fio até a parte de baixo na luminária.

Para ligar os 16 leds calculei o valor de um resistor para ligar em 5V, já pensando na pensando na USB do PC. Soldei  o resistor e o cabinho junto a chave de liga/desliga e na outra extremidade do cabo um conector USB.


Ai encaixei a latinha no bocal da luminária (que até agora não entendi como deu tão certo) e colei um fundo na esconder as ligações e foi pra já que encaixei no PC. O resultado foi bom, o consumo ficou em 50mA e rendeu uma boa luminosidade.


E ai está a luminária de sucata. Até que funciona bem no escuro!

Um grande abraço a todo.
Até Breve.

4 comentários:
Faça seus Comentários
  1. Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Aqui tudo tranquilo.
      O LED usado é destes comuns, comprados em lojas de componentes eletrônicos. Utilizei um total de 15 LEDs branco de alto brilho, onde foram ligados em série conjuntos de 3 LEDs e posteriormente os cincos conjuntos (de 3 em série) em paralelo. Como a intensão era ligar em uma porta USB, então só precisei calcular (lei de Ohm)um resistor para ajustar a corrente à tensão de 5V da porta USB.

      Abraço.
      T+

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Aqui tudo tranquilo.
      O LED usado é destes comuns, comprados em lojas de componentes eletrônicos. Utilizei um total de 15 LEDs branco de alto brilho, onde foram ligados em série conjuntos de 3 LEDs e posteriormente os cincos conjuntos (de 3 em série) em paralelo. Como a intensão era ligar em uma porta USB, então só precisei calcular (lei de Ohm)um resistor para ajustar a corrente à tensão de 5V da porta USB.

      Abraço.
      T+

      Excluir